limpeza de caixa de gordura

 

Vamos explicar como evitar entupimentos da caixa de gordura e como fazer a manutenção preventiva. Porem se você evitou jogar óleo pelo ralo, usou a cestinha e não deixou nenhum resíduo sólido passar e mesmo assim teve o infortúnio de se deparar com a caixa de gordura da sua casa entupida? Então está na hora de procurar ajuda de uma empresa especializada.

A empresa mais tradicional que lida com manutenção e limpeza de caixa de gordura em Belo Horizonte é a Dedetizadora e Desentupidora Douglas, desde 1970 no ramo, trabalha com alta tecnologia e toda a experiência necessária para solucionar qualquer tipo de problema com caixa de gordura.

Entre em contato agora para te livrarmos desse problema, evite piorar o seu caso,  trabalhamos de forma a não danificar a sua tubulação e infraestrutura.

Encanamento entupido pode ser uma verdadeira dor de cabeça, não somente uma completa bagunça, pode realmente atrapalhar a sua vida, contudo tomando os devidos cuidados que mencionaremos abaixo e limpando periodicamente sua caixa de gordura, muito dificilmente você passará por isso, e mesmo que passe, grande parte dos casos também podem ser solucionados com nossas dicas para desentupimento. Se mesmo assim seu problema não for solucionado, entre em contato conosco para solucionarmos esse problema para você! Não perca tempo ou faça bagunça tentando resolver o problema de entupimento, quando ver que é um caso sério, ligue logo para nós.

 

PREVENÇÃO E LIMPEZA DE CAIXA DE GORDURA

Entupimentos são uma verdadeira dor de cabeça, além de serem uma verdadeira bagunça, por vezes, dão bastante trabalho, podem até ser indicadores de problemas com o encanamento, levando a necessidade de pequenas reformas.

Sejam pias, ralos, vasos sanitários ou ainda caixas de gorduras, esses podem entupir e vir a ser um problema em sua casa. Esses problemas podem estar relacionados aos seus hábitos na lavagem dos pratos, por exemplo, então, vale a pena dar uma pesquisada nas causas de entupimentos.

Contudo, continue lendo para descobrir o que fazer e como prevenir o entupimento da caixa de gordura, evitando essa dor de cabeça e o transtorno de ter que desentupir uma caixa de gordura, limpar o esgoto que retornou, ou ainda ter que contratar uma empresa desentupidora.

CUIDADOS COM A CAIXA DE GORDURA

evite entupir a pia da cozinha

Após um tempo, é comum que a caixa de gordura acumule resíduos que acabam descendo ralo abaixo, especialmente na limpeza de utensílios domésticos que têm contato com todo tipo de gordura que utilizamos para cozinhar.

Esses resíduos grudam nas paredes da caixa de gordura e viram uma massa pastosa, até que endurecem virando cristais, o que causa o entupimento e, por conseguinte, podendo causar transbordamentos de esgoto.

Antes que esse transtorno apareça, vale a pena tomar certos cuidados, como:

  • Não jogar pedaços de alimentos pelo ralo, eles terminarão se acumulando e formando a massa pastosa mencionada anteriormente;
  • Não despeje óleo na pia, guarde-o em garrafas pet e leve-o a coleta seletiva; muitas cidades têm locais que recebem esse tipo de resíduo para produção de sabão, por exemplo, ajudando o meio ambiente;
  • Use uma “cestinha coletora” no ralo, dessa forma, você não deixa que qualquer resíduo de alimento sólido, ou mesmo aqueles filmes que se formam em cima de alguns alimentos líquidos, como o leite, por exemplo, passem;

Você também pode utilizar água fervente e sabão para facilitar o escoamento de água, esse método faz uma limpeza leve no encanamento, contudo é uma solução paliativa e não vai resolver por completo o problema do entupimento, sendo necessário outras limpezas que garantam a completa limpeza da caixa de gordura.

 

LIMPEZA DA CAIXA DE GORDURA

A completa limpeza sazonal (de 2 em 2 meses, podendo ser até de 3 em 3 meses, depende da demanda) da caixa de gordura é bastante importante para garantir que, ao menos nela, não ocorrerão entupimentos, evitando sujeira e dor de cabeça. Além da caixa de gordura, outras sessões como o esgoto demanda atenção e limpeza, afinal, ele pode interferir em outros encanamentos.

LIMPEZA MANUAL DA CAIXA DE GORDURA

Primeiramente você deve saber onde a caixa se encontra, normalmente fica próximo à área da cozinha. Encontrado, agora basta retirar a tampa e analisar a condição em que a caixa de gordura se encontra, caso ela esteja gritando por uma limpeza, o próximo passo é pegar o material necessário para efetuá-la: balde; saco de lixo; luvas grossas próprias para limpeza pesada e muita disposição.

Com o saco plástico, forre o balde e, vestindo as luvas, “cave” a sujeira das paredes da caixa de esgoto jogando-a diretamente no balde forrado. O ideal é que o saco plástico utilizado seja bastante resistente, pois esse tipo de sujeira é bastante densa e pode ser bem pesada a depender da quantidade acumulada, seria um grande infortúnio ter que limpar o chão logo após ter limpado a caixa de esgoto.

Você também pode utilizar uma colher de pedreiro e água quente para facilitar a remoção da gordura, fica a seu critério e também da disponibilidade desses instrumentos.

Quando sobrar somente água é sinal que a limpeza está satisfatória. Sobrevivendo a essa etapa, basta amarrar bem o saco e em seguida descarta-lo em um local apropriado, isso é, nada de jogar esse saco na natureza ou ainda de volta no sistema de esgoto, você somente estaria transformando um problema em outro. 

DESENTUPINDO A CAIXA DE GORDURA

desentupir-caixa-de-gordura

Mesmo tendo todo o cuidado do mundo, teve problemas com entupimento da caixa de gordura? Então resta agora tentar desentupi-la, vamos as dicas.

DICA DO BICARBONATO DE SÓDIO E VINAGRE

A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre causa uma efervescência bastante poderosa capaz de desgrudar placas de gordura das paredes dos canos e melhorar o fluxo, mais uma vez, essa não pode ser uma receita que solucione o problema, contudo pode ser paliativa até algo mais definitivo.

O procedimento é bastante simples, basta colocar duas a três colheres de bicarbonato de sódio e jogar vinagre, deixe efervescer e agir por cerca de meia hora e logo após basta jogar água fervente e deixe que a mistura junto com as sujeiras desçam pelo ralo. Caso não tenha um resultado satisfatório, repita o procedimento mais uma vez.

ÁGUA QUENTE PARA DESENTUPIR

Água quente por vezes pode ser a solução dos seus problemas e pode ser misturada com diversos ingredientes para resultar em um efeito desentupidor, desde fermento em pó até detergente.

Ainda assim, não é uma solução 100% satisfatória, muitas vezes somente adiando até que você tome uma providência definitiva.

USAR ARAME PARA DESENTUPIR?

Como trata-se de uma caixa de gordura, muito dificilmente um desentupidor convencional, daqueles que parecem uma ventosa, seriam úteis, dessa forma, um arame te permitiria cavar e quebrar a gordura aderida as paredes e aos canos em pedaços menores e que posteriormente seriam retirados do encanamento. Tenha cuidado com esse procedimento, pois caso você tenha uma tubulação muito antiga você pode danificar a tubulação causando vazamento e, portanto, piorando demais a situação.

DESENTUPIR USANDO UMA MANGUEIRA

Se você já viu vídeos daqueles equipamentos que jogam água em alta pressão, então já entendeu bem como vai ser o processo. Primeiramente, você deve encontrar uma torneira com uma boa pressão de água e encaixar a mangueira nela, após isso, basta posicionar a mangueira de forma que o jato de água incida diretamente na massa de gordura que está bloqueando a vasão de água.

Ligue a torneira e também empurre a massa que está obstruindo o fluxo de água com a mangueira, porem isso não substitui o trabalho feito com equipamentos profissionais e de alta performance, soluciona somente os casos de entupimento mais leves.

PRODUTOS PARA LIMPEZA DA CAIXA DE ESGOTO

Hoje em dia, diversas empresas criaram produtos que evitam o entupimento da sua caixa de gordura, esses são produtos que estimulam a biodegradação da gordura que forma a massa pastosa, evitando, inclusive a necessidade de fazer a limpeza manual com tanta frequência.

Os produtos mais indicados no mercado são:

  • All Trat Limpador Biológico
  • Citromax Ralo Limpo
  • Enzilimp – Produto Biológico

Contudo, esses produtos somente são uma medida preventiva e a qualidade da limpeza depende bastante do cuidado que você tem com o encanamento da sua residência, então, fique sempre atento às dicas dadas acima para não precisar passar pelo transtorno de desentupir uma caixa de gordura ou caixa de esgoto.